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Política de Privacidade


1. INTRODUÇÃO


A proteção de dados pessoais é uma prioridade da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, EM., S.A. (doravante designada por Ágora). A política de privacidade e proteção de dados pessoais adotada esclarece quais são os dados pessoais recolhidos, para que finalidades são utilizados, quais os princípios que orientam a utilização desses dados e os direitos que assistem aos seus titulares.

A Ágora é uma empresa local de natureza municipal, dotada de autonomia estatutária, administrativa e financeira, constituída em 29 de setembro de 2006 (então como Porto Lazer E.M.), cujo capital social é detido integralmente pelo Município do Porto, nos termos constantes do Regime Jurídico da Atividade Empresarial Local e das Participações Locais.

O seu objeto social consiste na promoção e desenvolvimento da cultura, da atividade física e do desporto, outras atividades de animação da Cidade, bem como a promoção e desenvolvimento de marcas associadas à Cidade do Porto, para além das atividades que sejam determinadas pela gestão dos espaços e equipamentos que estejam sob a sua gestão.


2. ÂMBITO


Esta política aplica-se todos aqueles que, de alguma forma, se relacionam com a Ágora.


3. RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE DADOS



Enquanto responsável pelo tratamento dos dados que lhe são confiados, a Ágora:
– Assegura que o tratamento de dados pessoais é efetuado no âmbito das finalidades para os quais os mesmos foram recolhidos ou para finalidades compatíveis com os propósitos iniciais;
– Assume o compromisso de implementar uma cultura de minimização de dados em que apenas recolhe, utiliza e conserva os dados pessoais necessários;

– Não procede à divulgação ou partilha de dados pessoais para fins comerciais ou de publicidade.


4. COMO SÃO UTILIZADOS OS DADOS PESSOAIS


A Ágora utiliza os dados pessoais fornecidos em requerimento, comunicação, queixa, participação ou em website, para dar resposta aos pedidos recebidos, bem como para fins estatísticos, de continuidade do serviço e participação em eventos.

Complementarmente, recolhe as informações fornecidas pelos seus interlocutores, tais como comentários, sugestões e críticas/reclamações, numa ótica de melhoria constante.


5. DADOS PESSOAIS RECOLHIDOS


Os dados pessoais recolhidos dependem do contexto das interações com a Ágora, no âmbito da sua atividade.

Os dados recolhidos podem incluir os seguintes itens:
Identificação:
– Nome
– Idade
– NIF
– Número do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade
– Número de Segurança Social

Dados Financeiros/Pagamento:

– Número de identificação bancária

Dados institucionais:

– Email institucional

Contactos:

– Morada

– Endereço de email

– Número de telefone/telemóvel

Imagem:

– Imagem das câmaras de segurança


6. DADOS PESSOAIS DE MENORES


Os dados pessoais dos menores de idade, cuja recolha e tratamento não decorra de fundamento legal ou do exercício de funções de interesse público/ autoridade pública, somente serão recolhidos e tratados com o consentimento expresso dos detentores das responsabilidades parentais ou encarregados de educação. Os detentores das responsabilidades parentais ou encarregados de educação têm a prerrogativa de exercer os direitos sobre os dados pessoais dos menores em condições similares aos dos titulares dos dados.


7. RECOLHA E TRATAMENTO DE DADOS ESPECIAIS


Os dados pessoais poderão ter uma natureza mais sensível em determinadas situações, classificando-os o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) como "categorias especiais de dados", que incluem, entre outros, dados sobre saúde.

O tratamento associado a categorias especiais de dados merece uma proteção acrescida no RGPD e é sujeito a salvaguardas técnicas e organizativas específicas. Nesse sentido, a junção de documentação que incorpore categorias especiais de dados só deverá ser efetuada quando tais dados constem como documentos instrutórios ou facultativos nos formulários disponibilizados e publicitados pela Ágora.


8. MOTIVOS POR QUE SÃO PARTILHADOS DADOS


A Ágora apenas partilha dados pessoais com terceiros no exercício de funções de interesse público/autoridade pública, no estrito cumprimento de obrigações legais, ou mediante o consentimento prévio do seu titular.


9. SEGURANÇA DE DADOS PESSOAIS


A Ágora utiliza um conjunto de tecnologias, ferramentas e procedimentos de segurança, desenvolvendo os melhores esforços para proteger os dados pessoais do acesso, uso ou divulgação não autorizados.


10. COMO ACEDER E CONTROLAR OS DADOS PESSOAIS


A Ágora possibilita, a pedido do seu titular, o acesso, retificação, limitação de tratamento e apagamento de dados pessoais. O titular dos dados tem também o direito de se opor ao processamento dos seus dados pessoais.

Caso a utilização dos dados pessoais seja baseada no consentimento, o titular dos dados tem o direito de o retirar, sem comprometer a validade do tratamento de dados efetuado até esse momento.

Poderá sempre ser contactada a Encarregada de Proteção de Dados da Ágora (dpo@agoraporto.pt) para esclarecimento de todas as questões relacionadas com o tratamento dos dados pessoais e exercício dos direitos enquanto titular de dados pessoais.


11. DIREITOS DO TITULAR DE DADOS


O titular dos dados tem os seguintes direitos:

Direito a ser informado – direito a ser informado, de forma clara, simples e transparente sobre o tratamento dos seus dados pessoais por parte da Ágora.

Direito de acesso – direito de aceder aos dados pessoais que lhe digam respeito e que são tratados pela Ágora.

Direito de retificação – caso verifique que Ágora tem dados pessoais incorretos, incompletos ou inexatos, de que seja titular, tem o direito de solicitar a sua correção ou retificação.

Direito de oposição – direito de se opor ao tratamento de dados por parte da Ágora. No entanto, os fundamentos legais ou de interesse público poderão prevalecer sobre o direito de oposição.

Direito de limitação – direito de solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais pela Ágora, a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento. No entanto, os fundamentos legais ou de interesse público poderão prevalecer sobre o este direito.

Direito ao apagamento dos dados pessoais ou "direito a ser esquecido"- direito de pedir o apagamento dos seus dados pessoais, se não existirem fundamentos legais ou de interesse público que justifiquem a conservação daqueles dados pessoais.
Direito a retirar o consentimento – sempre que o tratamento dos seus dados pessoais seja efetuado com base no seu consentimento, tem o direito de solicitar à Ágora que deixe de efetuar esse tratamento.

Direito à portabilidade – direito a receber os dados pessoais que lhe digam respeito, em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade, mas neste caso apenas se for tecnicamente possível.


12. RETENÇÃO DE DADOS PESSOAIS


A Ágora conserva os dados pessoais pelo período necessário e razoável e no âmbito da(s) finalidade(s) para os quais são recolhidos.

Os períodos de conservação podem mudar significativamente quando fins de arquivo de interesse público ou motivos históricos, científicos ou estatísticos o justifiquem, comprometendo-se a Ágora a adotar as adequadas medidas de conservação e segurança.

Para determinação do período de conservação adequado, a Ágora toma em consideração as várias deliberações das autoridades de controlo de proteção de dados europeus, nomeadamente da CNPD, e o Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais (Portarias nº 412/2001, de 17 de abril e 1253/2009, de 14 de outubro).

Os dados serão eliminados assim que deixarem de ser necessários para a(s) finalidade(s) definida(s) ou quando o consentimento for retirado.


13. COOKIES E TECNOLOGIAS SEMELHANTES


A Ágora utiliza cookies (pequenos ficheiros de texto que um site, ao ser visitado pelo utilizador, coloca no seu computador ou no seu dispositivo móvel através do navegador de internet) para fornecer serviços online, auxiliar a recolha de dados e guardar configurações, tendo em vista a melhoria de desempenho e da experiência do utilizador.


14. REDES SOCIAIS


Facebook

Instagram

Youtube

Linkedin


15. INFORMAÇÕES DE CONTACTO


Para mais informações sobre as práticas de privacidade e proteção de dados pessoais da Ágora poderá ser enviado email para: dpo@agoraporto.pt.


16. ALTERAÇÕES A ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE


Esta política de privacidade e proteção de dados pessoais será objeto de atualização regular, sempre que se justifique.

Quando forem publicadas alterações a esta política será, simultaneamente, alterada a respetiva data de atualização.

Recomenda-se a consulta periódica à política de privacidade e proteção de dados pessoais para obter informação sobre o modo como a Ágora protege os dados pessoais e para atualização sobre as informações e direitos que assistem aos titulares dos dados.

Poderão ser feitas sugestões de melhoria através do email dpo@agoraporto.pt.


Data da última atualização: 11 de maio de 2022


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DDD PRO 2019: INSCRIÇÕES ABERTAS!
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2019

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DDD PRO 2019: INSCRIÇÕES ABERTAS!

O DDD PRO é um segmento do DDD — Festival Dias da Dança que promove a formação junto de bailarinos profissionais ou estudantes de dança pela realização de workshops de média e longa duração.

O DDD PRO é um segmento do DDD — Festival Dias da Dança que promove a formação junto de bailarinos profissionais ou estudantes de dança pela realização de workshops de média e longa duração.


Nesta 4ª edição, o Festival terá, novamente, um módulo dedicado aos profissionais e estudantes de dança entre os dias 22 de abril e 10 de maio, através de workshops com Tom Weksler, Marcelo Evelin, Susan Klein, Thiago Granato, Vera Mantero e João dos Santos Martins.


O valor dos workshops do DDD PRO inclui também o Passe Pro do DDD — Festival Dias da Dança com 5 bilhetes à escolha.



Informações sobre os Workshops:


• 22 — 26 ABRIL (10:00 — 15:45) / 200€ •
Tom Weksler | "Movement Archery"


O objetivo deste workshop é dar espaço para pesquisas pessoais e apresentar conceitos e ideias que considero inspiradoras e enriquecedoras para os meus trabalhos artísticos.


Tom Weksler tem praticado artes marciais e diferentes formas de disciplinas acrobáticas desde cedo. Formou-se, em 2009, na “The Workshop For Dancers and Choreographers in Haifa”. Desde 2010, dança com "Inbal Pinto e Avshallom Pollak Dance Company", participando em produções da companhia em vários teatros e festivais por todo o mundo. Atualmente, tem apresentado por todo o mundo "Collective Loss Of Memory" - coreografado por "Rootlessroot" e produzido por "Dot504". Desde 2017, tem dançado com Guy Nader e Maria Campos Dance Company. Como criador, tem estado ativo desde 2012 e bastante interessado na colaboração artística e na expressão multidisciplinar. Colaboraram com Weksler em criações passadas: Mayumu Minakawa, Yogi Dekel, Almog Loven, Matt Mulligan e Roser Tutusaus. Os seus workshops de movimento já se realizaram em escolas de dança, escolas de circo, dojos e companhias profissionais por todo o mundo.



• 27 — 28 ABRIL (11:00 — 16:00) / 100€ •
Marcelo Evelin | "A Invenção da Maldade"


Este encontro teórico-prático parte da sua última criação "A Invenção da Maldade". De forma horizontal e informal, a proposta é abrir o canteiro de obras desta criação, compartilhando práticas físicas e performativas e as discussões conceituais que inspiraram o processo.


Marcelo Evelin nasceu no Piauí (Brasil), é coreógrafo, pesquisador e intérprete. Trabalha com dança desde 1986, tendo colaborado com vários artistas e linguagens, em projetos envolvendo teatro físico, música, vídeo, instalação e ocupação de espaços específicos. É criador independente com a sua companhia Demolition Incorporada, criada em 1995, e lecciona na Escola Superior de Mímica de Amsterdão, na Holanda.
Orienta workshops e projetos colaborativos em vários países da Europa, assim como nos Estados Unidos da América, África, Japão, América do Sul e Brasil. Gestor e curador, implantou em Teresina, no Brasil, o Núcleo do Dirceu (2006-2013), um coletivo de artistas independentes e uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento para as Artes Performativas Contemporâneas. Em 2016 criou, em Teresina, com a gestora cultural Regina Veloso, o CAMPO, um novo espaço para se pensar, fazer e difundir arte e outras disciplinas e, como parte dele, o estúdio Demolition Incorporada. Os espetáculos “Matadouro” (2010) e “De repente fica tudo preto de gente” (2012) (já apresentados no Teatro Municipal do Porto em março de 2015 e outubro de 2014, respetivamente) foram apresentados em mais de 18 países. Com a participação de mais de 300 performers de diferentes nacionalidades, “Batucada” (2014), um “acontecimento performático”, segue em difusão.



• 29 ABRIL — 03 MAIO (11:00 — 16:00) / 200€ •
Susan Klein | "Klein Technique™"


Vamos concentrar-nos num conceito fundamental da Klein Technique ™ - movimento a partir do tecido estrutural e energético mais profundo do corpo: o osso. Será explorada a anatomia e a função de músculos como - o psoas, os isquiotibiais e a pélvis.


Susan Klein tem vindo a desenvolver e a ensinar, desde 1972, na Klein Technique™ e a dar aulas, diariamente, em Nova Iorque, no seu estúdio The Susan Klein School of Movement and Dance. Desde 1989, tem viajado por todo o mundo, orientando workshosps intensivos na Klein Technique™. Klein Technique™ é o resultado de uma lesão séria no joelho, tendo sido desenvolvido a partir do processo de recuperação por que passou Klein. Serve como uma forma de as pessoas trabalharem com as suas lesões individuais, entender e melhorar o funcionamento dos seus corpos, cuidarem-se e tornarem-se melhores bailarinos. As suas principais influências para o desenvolvimento do seu trabalho são Irmgard Bartenieff, Dr. Fritz Smith e Professor J. R. Worsley.



• 4 — 5 MAIO (10:00 — 14:00) / 100€ •
Thiago Granato | "Coreoversações"


Através de especulação conceitual, pesquisa de movimento, composição coreográfica e escrita performativa, Thiago Granato irá compartilhar suas metodologias de criação em situações de trabalho onde discussões em torno de genealogia, autoria, apropriação, autonomia, ausência e presença na dança contemporânea serão incorporadas em práticas performáticas individuais e coletivas.


O performer e coreógrafo brasileiro Thiago Granato vive em Berlim. Os seus trabalhos foram apresentados no Brasil, Uruguai, Israel, Espanha, Alemanha, Suécia, Itália, França, Líbano e Coreia do Sul. Colaborou com Lia Rodrigues, Cristina Moura, Mathilde Monnier, Jefta van Dinther e outros. Participou no programa Ex.e.r.ce 8 do Centre chorégraphique national de Montpellier, e leciona no Cullberg Ballet, em Estocolmo, no Departamento de Dança Moderna de Teatro do AHK, em Amesterdão, e em outros locais. Em 2013/14, estudou na Akademie Schloss Solitude, em Estugarda, onde desenvolveu o atual projeto, “CHOREOVERSATIONS”, que combina educação, pesquisa, criação e produção de uma trilogia de solos de dança.


• 4 — 5 MAIO (14:30 — 19:30) / 140€ •
Vera Mantero | "O Corpo Pensante"


A relaxação, o uso da voz, a escrita, a respiração e a associação livre são alguns dos meios a serem usados neste workshop por forma a chegarmos aos movimentos, ações, estruturas e desejos de composição que se encontram neste momento em nós. Exploraremos alguns deles separadamente de forma a incorporá-los mais tarde em processos de improvisação mais longos ou complexos, ou mesmo em processos de composição. Serão também importantes os estados particulares de consciência, a atenção a sinais exteriores e interiores (awareness), o uso do espaço e a exploração de objetos e materiais. Ironia e mãos vazias levar-nos-ão mais longe ainda.


Vera Mantero estudou dança clássica com Anna Mascolo e integrou o Ballet Gulbenkian entre 1984 e 1989. Tornou-se um dos nomes centrais da Nova Dança Portuguesa, tendo iniciado a sua carreira coreográfica em 1987 e mostrado o seu trabalho por toda a Europa, Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, EUA e Singapura. Desde 2000 dedica-se também ao trabalho de voz, cantando repertório de vários autores e cocriando projetos de música experimental. Em 1999 a Culturgest organizou uma retrospectiva do seu trabalho até à data, intitulada "Mês de Março, Mês de Vera". Representou Portugal na 26a Bienal de São Paulo 2004, com "Comer o Coração", criado em parceria com Rui Chafes. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Almada (Ministério da Cultura Português) e em 2009 o Prémio Gulbenkian Arte pela sua carreira como criadora e intérprete.



• 6 — 10 MAIO (10:00 — 15:00) / 200€ •
João dos Santos Martins | "dança⇄sujeito⇄coreografia"


Partindo de uma análise de regimes coreográficos estabelecidos enquanto sistemas de relação, propõe-se a leitura, discussão, construção e prática de diferentes partituras. Pela sua especificidade, situada não no artesanato do corpo, mas na forma como se ativam determinados parâmetros e protocolos de relação, estas partituras implicam uma abertura entre o objecto coreográfico e o sujeito que o interpreta, ativa e atualiza a cada momento. Essa relação, mais do que preestabelecida, é uma dinâmica que está sempre em negociação e expressa um conflito entre o sujeito que dança e a coreografia que o faz dançar. Procurar os pontos de intersecção entre dança e coreografia, e como ambas interagem no fazer aparecer de uma e outra, será o princípio condutor do workshop regido por uma dinâmica colectiva de partilha de conhecimentos.


João dos Santos Martins nasceu em 1989. Trabalha como coreógrafo e intérprete desde 2008, combinando o seu trabalho de autor com múltiplas colaborações manifestadas em peças como "Le Sacre du Printemps"(2013) com Min Kyoung Lee, "Autointitulado" (2015) com Cyriaque Villemaux e "Antropocenas" (2017) com Rita Natálio.



Inscrições aqui

Em caso de dúvida, contactar dddpro@festivalddd.com



Organização

Dias da Dança — Associação de Artes Performativas, Teatro Municipal do Porto - Rivoli . Campo Alegre / Câmara Municipal do Porto

Produção

Relevo Residual / Sekoia - Artes Performativas

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