estreia
estreia
Curtas de Dança é uma mostra de trabalhos de curta duração, focando-se na apresentação de objetos artísticos experimentais com uma forte vertente laboratorial.
Foram selecionados através de um processo de open call três projetos performativos e um vídeo. O programa tem início com Ponto Ómega, uma zona algures entre o feminino e o masculino, um sítio de indefinição, onde a questão da sexualidade está numa espécie de parêntesis e onde tudo se baliza num jogo em equilíbrio peculiar. Dança sem vergonha é um vídeo que surge no interregno deste programa, trazendo-nos uma dança outra, a que habitualmente não é apresentada em palco, a que se faz nos estúdios enquanto se aquece, se improvisa ou se ensaia para uma peça, feita para ser feita e não para ser vista. A performance Cerne é o resultado de uma pesquisa da personagem Orlando, de Virginia Wolf, a partir do vestuário e sua expressividade. Os figurinos interpretam as várias-instâncias temporais e criam diferentes leituras sobre o corpo, a aparência, a imagem e a identidade. A fechar o programa This is not for sale e é um manifesto! situa-se a entre a performance, o concerto, um noticiário surrealista ou uma DJ session e parte de um manifesto escrito na época da troika, quando a crise económica abalou o país.
Lorem ipsum dolor sit amet
Ficha técnica
Vídeo David Marques & Diogo Brito - Dança sem Vergonha • Espetáculos Ricardo Machado, Madalena Vitorino - Ponto ÓMEGA; Joana Mont’alvern, Hugo Bonjour - Cerne, Maurícia | Neves - This is not for sale e é um manifesto!