AURA + João Oliveira + Wura Moraes
AURA nasceu em 1997, no Porto, e é uma artista transdisciplinar que funde as artes visuais, a performance, o teatro e a dança para explorar questões de género e de sustentabilidade.
O seu trabalho tem sido apresentado em Portugal, Polónia, França, Itália, Suécia, Reino Unido, nomeadamente A Transformação do Mundo (2022) e 7 ≈ 8 (2021). Possui mestrado em Performance Making pela Goldsmiths, Universidade de Londres, e é licenciada em Artes Plásticas e Intermédia pela ESAP - Escola Superior Artística do Porto. Colaborou com Carlota Lagido, Raimund Hoghe, Alessandro Bosetti e Aki Nagasaka. Participou em vários workshops e programas com mais de 30 criadores internacionais, entre eles Ron Athey, nora chipaumire, Marta Ziólek, Mårten Spångberg, Adriano Wilfert Jensen.
João Oliveira começou o seu percurso artístico no balleteatro, onde estudou teatro, prosseguindo para o curso de dança na Bath Spa University, no Reino Unido. Em 2021, concluiu o curso de gestão/produção das artes do espetáculo no Forum Dança. Como criador, é autor das peças Dois Peixes em Marte (2021) e Caem Calhaus do Céu (2022). Como intérprete, colaborou com diversos encenadores e coreógrafos, tais como Carlos Costa, Né Barros, Willi Dorner, Sofia Dias & Vítor Roriz, Filipe Moreira, Roberto Olivan, Ricardo Pais, Madalena Vitorino e Bernardo Gavina.
Wura Moraes é uma bailarina luso-brasileira, natural de Amarante. É licenciada em dança pela Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro e teve formação na École des Sables no Senegal, e na École de Danse Irène Tassembedo no Burkina Faso. A sua pesquisa debruça-se sobre a interseção entre as danças contemporânea, urbana e de matrizes afro-brasileiras. Atualmente, vive e desenvolve o seu trabalho coreográfico na triangulação entre África, América Latina e Europa.